Segurança

Praticar Freebord em segurança é a nossa prioridade e esperamos que assim seja também para si. Nós adoramos o Freebord mas temos de admitir que é uma actividade perigosa.
Não podemos evitar todos os riscos enquanto praticamos mas podemos minimizá-los se seguirmos algumas regras básicas:  


  • O Freebord funciona de forma diferente de um skate convencional e por isso pode tornar-se perigoso. O freebord pode inesperadamente deslizar ou parar de repente e fazer com que o rider escorregue ou caia. É muito importante estar sempre ciente das suas limitações.
  • Use sempre protecções enquanto pratica Freebord! Seja qual for o seu nível (iniciante ou Profissional) é muito importante usar protecções. No entanto lembre-se que não irão protegê-lo de todos os tipos de quedas e impactos.
  • USE SEMPRE UM CAPACETE. O capacete é essencial quando se pratica Freebord. Este deve ser do tamanho certo (não muito apertado, nem muito largo). Verificar regularmente se está em boas condições e substitui-lo no caso de sofrer um grande impacto. Aconselha-se um modelo de acordo com as normas europeias. Mais informação sobre capacetes e a sua certificação aqui: www.bhsi.org
  • Assegure-se que sabe montar e regular o seu equipamento de forma correcta. Para mais informações visite ano nosso site.
  • Verifique sempre o estado do seu equipamento antes de o usar. Preste especial atenção ao desgaste das rodas, dos rolamentos e da prancha. Confirme se todos os parafusos e respectivas porcas estão correctamente apertados.
  • Certifique-se que aprendeu a controlar a velocidade e a parar antes de se aventurar em locais de grande inclinação e maior risco. É importante escolher com cuidado o local onde irá praticar, procure um local com pavimento regular e liso, com alguma inclinação e de preferência sem trânsito. Nunca sobrestime o seu nível de aprendizagem.
  • Para evitar lesões graves recomenda-se que aprenda a cair. Pode treinar na areia ou em relva.
    Deve tentar absorver o impacto ao rebolar ou deslizar evitando assim pancadas secas.
    Uma boa aptidão física permite a prática de qualquer desporto com o mínimo de riscos.
  • Saiba o que fazer em caso de emergência. Contacte o serviço nacional de emergência médica explicando com calma e clareza a situação. Deve tranquilizar e proteger a vítima.
    Recomenda-se que pratique Freebord acompanhado, e ao andar em grupo ter em atenção se algum rider atrás de si caiu para o poder ajudar.