Montagem e Ajustes


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/freelcom/public_html/wp-content/themes/freebord_2011_July/functions.php on line 831

MONTAGEM DAS FIXAÇÕES

 

Ferramentas necessárias:
– Chave Phillips
– Chave de bocas/tubos de 10mm

Passo 1:
Localizar no respectivo saco de plástico os parafusos e porcas que correspondem às fixações S2.
Aí deverá encontrar: Parafusos para a base e respectivas Porcas(4 + 4); parafusos para regulação de altura(4).

Passo 2:
Inserir a base de metal na peça de plástico das fixações e ajustar a altura desejada usando os 4x parafusos para regulação de altura.

Passo 3:
Localizar na tábua os furos para as fixações.

Passo 4:
Montar as fixações no topo da tábua, como no esquema em baixo, e apertar as porcas (a cabeça dos parafusos deverá  ficar à face na parte inferior da tábua). Ao montar as fixações, pode-se ajustar o ângulo para a posição desejada antes de apertar as porcas.

MONTAGEM DOS TRUCKS

 

Ferramentas necessárias:
– Chave Phillips
– Chave de bocas/tubos de 10mm

Passo 1:
Descobrir os oito buracos existentes para os trucks na parte inferior da tábua.Furar a lixa (ex: com uma chave allen) , através dos furos.

Passo 2:
Inserir os oito parafusos nos buracos a partir da parte superior da tábua.Montar os trucks na parte inferior da tábua com as rodas centrais viradas para dentro.

Passo 3:
Apertar correctamente as oito porcas e certificar que a cabeça dos parafusos fica à face da lixa..

COMO AJUSTAR O FREEBORD

Antes de andar faça sempre uma verificação de segurança no seu Freebord. Verifique o desgaste e as condições das rodas, trucks, tábua e fixações. Verifique o aperto de todas as porcas e parafusos. Cada rider é diferente e a forma como ajusta o Freebord terá um grande impacto sobre a aprendizagem e a forma como anda de Freebord. Experimenta diversos tipos de afinação para descobrires o que melhor se adequa ao teu estilo.

 

 

 

Hangar

Uma das primeiras coisas a fazer quando tiveres o teu Freebord é ajustar a tensão do hangar do truck. Para isso basta apertar ou desapertar a porca do “king pin”. Pequenos ajustes podem ter grande influência. Se é uma pessoa de estatura pequena tem tendência a usar os trucks mais soltos para uma maior facilidade na viragem e nos “slides”, no caso de ter uma estatura grande acontece o oposto. Trucks soltos viram mais e deslizam menos. Trucks apertados deslizam mais e viram menos.

Define qual é a parte da frente preferencial da tua prancha e ajusta o truck da frente mais solto do que o de trás, para ajudar a iniciar os “slides”. Se pretenderes andar com ambos os lados iguala a tensão dos trucks. Verifica se há fendas e especialmente se elas formam um “u” em vez e uma linha. Certifica-te que tens anilhas em ambos os lados de cada roda exterior e central, e que as porcas das rodas exteriores estão bem apertadas.

Altura da roda central

O teu Freebord vem de fábrica com a roda central na posição mais distante da tábua. As rodas centrais devem ser ajustadas de modo a que haja no mínimo um dedo de altura entre as rodas exteriores e o chão. Quanto maior for a distância da roda central à tábua, menor a probabilidade de o rider apanhar o contra canto ”catch the downhill edge”. No entanto nesta posição o rocker da prancha será maior e as transições entre lados (toeside e heelside) nos “slides” vão ser um pouco mais difíceis. À medida que as rodas exteriores forem sofrendo desgaste pode ajustar as rodas centrais para mais perto da tábua para manter o rocker.O rocker é a distância entre as rodas exteriores “edge wheels” e o chão. Quanto mais rocker mais fácil é para fazer o “slide”. Usa sempre ambas as rodas centrais no mesmo nível de altura.

Se o rocker é demasiado para iniciar, experimenta mover as rodas centrais uma posição em direcção à tábua. Isto fará com que o rocker diminua mas no entanto irá ser mais fácil apanhar o contra canto. À medida que vais evoluindo a tendência é usar o máximo de rocker possível.

Fixações

Certifica-te que todos os parafusos e peças de montagem estão apertados. Não os apertes demais contra a tábua pois isso pode criar fendas e desgaste desnecessário na camada exterior da tábua. Podes afinar as fixações em rotação e verticalmente para um melhor ajuste ao teu calçado e posição.

As fixações podem ser montadas de acordo com a preferência de cada rider. No caso de os furos previamente feitos de fábrica não estarem nos locais desejados, novos furos podem ser feitos na tábua para obter a posição ideal. As tábuas aguentam múltiplas furações.

Baseplate

O teu “Castor” está lubrificado? Se não está é boa ideia pôr um pouco de vaselina e fica resolvido. Não uses lubrificantes aquosos ou líquidos pois estes gastam-se mais rapidamente. Enquanto a base do truck está desmontada aproveita para verificar se o eixo “cam axle” está centrado e se a roda central alinhada. Verifica também se a “cam axle” ainda tem a forma oval.

O teu “Pivot Cup” está em bom estado? Verifica se tens um em cada truck e se não estão com demasiado desgaste. Um truck sem o “pivot cup” ou com este danificado será complicado de controlar.

Verifica se está tudo bem com as molas e no caso de haver algum problema entra em contacto connosco. Não uses o freebord sem as molas de tensão dos trucks.

ROTAÇÃO DAS RODAS

Com o tempo vais ter de substituir as rodas. Estas podem durar duas semanas, quatro meses ou mais, dependendo de quantas vezes andares no Freebord, da inclinação das estradas, no tipo de pavimento, da duração dos slides e das travagens e do teu peso. A maioria dos riders acaba por dar mais desgaste às rodas de um dos lados. Para fazer com que as rodas durem mais convém proceder à rotação das mesmas, alternando a sua posição com alguma regularidade.

Para uma rotação correcta das rodas elas devem ser alternadas em cruz, X, a roda dianteira direita para a esquerda traseira, etc.

Rolamentos

Se os rolamentos não rodam como de costume existem algumas medidas a tomar. Se tiveres rolamentos Bones Redz terá de tirar o escudo protector e de seguida aplicar um pouco de óleo (WD-40 por exemplo). Se usares outro tipo de rolamentos em que os escudos não são removíveis, então deverás deixá-los durante 24h dentro e um recipiente com óleo de motor, por exemplo. O petróleo irá lentamente entrar no rolamento e lubrificar o seu interior.

Rodas Exteriores

Desaperta as porcas de cada uma das rodas. Retira a anilhas e guarda-as junto das porcas. Tira a roda do truck o suficiente para que apenas a parte inferior com o rolamento fique no eixo. Aplica um momento na roda para que o rolamento saia da roda e fique no eixo. Basta repetir para os restantes rolamentos.

Roda Central

Primeiro é preciso tirar as rodas centrais e uma das rodas exteriores. Coloca a roda central no eixo do “hangar” onde costumam estar as rodas exteriores. As rodas centrais têm um espaçador com um diâmetro inferior ao eixo do hangar, ao aplicar pressão na roda contra o eixo o espaçador irá sair do lado onde está a tua mão. Certifica-te que quando fazes pressão na roda a tua mão não está em cima do rolamento.

Montar os rolamentos

Rodas exteriores: Colocar ambos os rolamentos no eixo. Colocar roda no eixo e pressionar contra os rolamentos, desta forma um dos rolamentos fica no sitio correcto. Fazer o mesmo com o outro lado da roda. Quando ambos os rolamentos estiverem na roda basta coloca-la no eixo com uma anilha de cada lado como mostra o esquema anterior e apertar a respectiva porca.